Novas lixeiras para a prefeitura

Para melhorar a coleta e seleção de resíduos nos setores da Prefeitura de Santa Rosa, novas lixeiras foram distribuídas nesta segunda-feira (03), no Palácio Municipal 14 de Julho. Ao todo, foram adquiridas 45 lixeiras, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Esta aquisição complementa o trabalho de Educação Ambiental realizado entre os servidores da prefeitura. O Secretário de Meio Ambiente, João Dorneles, destaca o trabalho que vem sendo realizado, “Durante o ano que passou, criamos um grupo de multiplicadores com representantes de todos os setores do serviço público municipal. Estes servidores têm a missão de conscientizar os demais colegas sobre a importância da seleção e destinação adequada dos resíduos”.

As lixeiras adquiridas vão ser utilizadas para o depósito apenas, dos resíduos orgânicos, sendo que para o resíduo reciclável, serão mantidas as lixeiras já existentes. A equipe da secretaria ressalta que os resíduos orgânicos são todos aqueles materiais de origem biológica, tais como: restos de alimentos, folhas, galhos, podas de árvores, entre outros. Esses resíduos possuem uma alta taxa de biodegradabilidade, o que significa que podem ser decompostos facilmente por micro-organismos em condições adequadas de umidade, temperatura e oxigenação, retornando para a natureza em forma de adubos sem causar danos ao meio ambiente.

A gestão adequada dos resíduos orgânicos é importante para reduzir o impacto ambiental, aumentar a sustentabilidade das cidades e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, além de tudo, significa economia de recursos públicos, pois estes não precisarão ser destinados para aterros sanitários.