Formação Pedagógica para a Rede Municipal de Educação

A educação vai muito além da transmissão de conhecimento, sendo essencial para a formação do cidadão. Com este intuito, a Secretaria de Educação iniciou nesta quarta-feira (01), a Formação Pedagógica para abertura do ano letivo que será no dia 6 de fevereiro. O evento aconteceu no Centro Cívico Antônio Carlos Borges e contou com a presença de autoridades, professores, monitores, demais servidores das Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental e profissionais convidados. O tema abordado foi “Trabalho em equipe e a importância de cada um na motivação e autoestima da educação de sucesso”.

O encontro iniciou com o Palestrante Daltro Lanner Monteiro, Coautor de Livros como: Saúde Emocional e Treinamentos Corporativos. Cerca de 600 profissionais participaram das atividades. As EMEFS realizaram uma reunião de estudo e planejamento para o ano letivo de 2023. E para as EMEIS, o Departamento de Recursos Humanos realizou um trabalho diferenciado.

A Secretária de Educação, Lires Zimmermann, destaca que o conhecimento impulsiona e direciona a trajetória dos alunos e desenvolve valores éticos, “Através da educação o aluno compreende seus direitos e valores para futuramente exercer sua cidadania. Por isso a importância de uma formação pedagógica com qualidade para os profissionais da área”. Lires destaca ainda que é na escola que, a criança e o adolescente, têm a oportunidade de socializar com os colegas, de ressignificar seus saberes e de aprender a conviver com o próximo e com suas diferenças.

As atividades seguem acontecendo nesta quinta-feira (02), tendo como tema principal: “Práticas Pedagógicas Inovadoras: Desafios de Um Novo Tempo Para Uma Nova Escola”. Outros temas abordados são: Fases do Desenvolvimento Infantil e questões relacionadas aos encaminhamentos do Atendimento Educacional Especializado da Educação Infantil e Contribuições neurocientíficas para os processos de aprendizagem na Educação Infantil. A formação encerra nesta sexta-feira (03), com oficinas individuais realizadas para os profissionais das séries do 1º ao 5º ano, através do projeto Aprova Brasil, que é uma plataforma de auxílio aos educadores.