Meio Ambiente realizou plantio de mais de 400 mudas em 2022

A Secretaria de Meio Ambiente tem intensificado o plantio de mudas em Santa Rosa. Mais de 400 mudas de diferentes espécies arbóreas ornamentais, como Cerejeira-do-japão, Liquidâmbar, Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Ipê-branco, Jacarandá e Escova-de-garrafa, foram plantadas na arborização urbana de diversas ruas e avenidas no município. O trabalho tem sido realizado em parceria com a RGE, também o Conselho Municipal do Meio Ambiente e o Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Das 400 mudas, 300 fazem parte do projeto Arborização + Segura, de iniciativa da RGE e Prefeitura. Essa parceria iniciou em 2017. O projeto visa compensar remoções de árvores que ocorrem quando há riscos de queda ou conflitos irremediáveis com a rede de energia elétrica, com o objetivo de substituir por espécies de porte adequado para as infraestruturas de cada local, garantindo também o fornecimento de energia para a população. Segundo a Engenheira Florestal Ana Paula, “é de suma importância que a arborização urbana seja implantada de forma organizada, seguindo as recomendações técnicas do Plano de Arborização do Município, instituído pelo Decreto nº 125/2016, e a seleção de espécies compatíveis com as infraestruturas de cada local, visando reduzir conflitos futuros com a rede elétrica, de água, esgoto, telefonia, calçamentos e iluminação pública, evitar podas desnecessárias e potenciais riscos de queda de árvores”.

As outras 100 mudas foram adquiridas através de recursos aprovados pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Saneamento (CONSEMMAS) com valores depositados no Fundo Municipal de Meio Ambiente, que contabiliza verbas arrecadadas de taxas de licenciamento ambiental e multas aplicadas em função de infrações ambientais. Nesta oportunidade, foram plantadas mudas da espécie Liquidâmbar no passeio público da Av. Bráulio de Oliveira, trecho compreendido entre a ponte do Rio Pessegueirinho até as proximidades do Instituto Federal Farroupilha – IFFar.

Ainda, de acordo com o Secretário João Carlos de Castro Dorneles, “Muitas outras mudas de espécies nativas e exóticas ornamentais foram plantadas no município pela população, contabilizando-se que ao longo do ano de 2022 cerca de 4.484 mudas produzidas no Viveiro Municipal foram vendidas aos munícipes para plantios em pátios, passeios e áreas rurais”. O secretário destaca ainda que cerca de 2.293 foram doadas para  instituições sem fins lucrativos, como escolas, Rotary, Ongs, entre outras, para implementação de projetos em educação ambiental.