Inscrições para a castração de cães e gatos estão abertas no município

A Secretaria de Meio Ambiente informa a população que ainda restam vagas para realizar a castração de cães e gatos de pequeno porte no município. A prefeitura aderiu neste ano, ao Programa do Estado: “Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente”. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS), que busca desenvolver e apoiar as políticas públicas de defesa e proteção animal. Até o momento, já foram realizadas em Santa Rosa, 120 castrações.

O programa contempla a realização de castrações gratuitas para animais (cães e gatos de até 5kg) de rua, semidomiciliados e pertencentes a famílias em vulnerabilidade social. O Secretário de Meio Ambiente, João Dorneles, destaca que a ação auxilia no controle populacional destes animais, “É um grande projeto que auxilia aquelas famílias que não têm condições de pagar por este procedimento. O objetivo do programa, além do controle populacional, é conscientizar a população sobre a guarda responsável, o controle de zoonoses e a saúde pública como um todo”.

Os interessados em participar do programa, devem comparecer na prefeitura, junto ao Setor de Protocolo e realizar a inscrição. É necessário, apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade e CPF, comprovante de endereço e comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Após análise da documentação, aprovação e cadastro das informações do requerente, será emitida uma declaração que autoriza o agendamento da castração diretamente com a clínica veterinária.