HEMOSAR realiza abertura da Semana do Doador de Sangue

Nesta segunda-feira (21), foi realizada a abertura da Semana do Doador de Sangue no Hemocentro Regional de Santa Rosa – HEMOSAR. O evento foi promovido pela Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa e contou com a participação de autoridades, instituições parceiras e doadores do hemocentro. As atividades fazem parte da celebração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, que é comemorado no dia 25 de novembro. O objetivo foi promover o acolhimento especial aos doadores, empresas, instituições e demais parceiros do hemocentro, além de conscientizar a população para a importância da doação de sangue.

Durante a abertura do evento, aconteceu também o lançamento do Projeto Doador Conectado ao Futuro do Hemocentro. Através de um link disponibilizado no site da FUMSSAR, o usuário pode preencher um formulário para o cadastro voluntário da doação de sangue. A gerente do HEMOSAR, Alice Klein destacou a importância dessa ação, “Este projeto surgiu como uma iniciativa para termos disponível em nosso sistema, um cadastro de pessoas dispostas a doar sangue. Temos um planejamento de entrada e saída de sangue que acontece todos os meses e sempre que precisamos aumentar as doações, podemos contar com a ajuda e o voluntariado da população. Nossa gratidão a todos que colaboram e fazem parte desta ação tão nobre, que é a doação”.

O Hemocentro Regional de Santa Rosa foi inaugurado em 1998 e fornece sangue para 70 municípios da região, um total de 600 mil habitantes, atendendo 25 agências transfusionais (hospitais da região). São realizadas em média, 780 coletas de sangue por mês. Até outubro deste ano foram atendidos em torno 7.857 doadores. Para o Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, essa é uma data para agradecer aos parceiros do hemocentro, doadores e à equipe pelo excelente trabalho, “Estamos orgulhosos do trabalho que vem sendo desenvolvido no HEMOSAR, conseguimos manter um estoque seguro de todos os tipos de sangue e temos uma rede de apoio que sempre nos ajuda quando precisamos”.

Os doadores fidelizados, empresas e instituições parceiras do HEMOSAR em 2022, receberam uma homenagem. Para o Vice-Prefeito Aldemir Ulrich, o número de doações demonstra o espírito do voluntariado dos santa-rosenses, “Somos gratos a nossa população, as entidades e as instituições que promovem a doação de sangue. Se conseguimos atender estes 52 municípios sem ter falta no estoque, é sinal que vem sendo realizado um planejamento estratégico que está funcionando e salvando vidas”. O Hemocentro Regional de Santa Rosa fica localizado na Rua Boa Vista, 401, Centro – Santa Rosa. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. O telefone para contato é o (55) 3513-5140.