Educação: Santa Rosa é destaque no RS e no Brasil

A educação de Santa Rosa mais uma vez, obteve reconhecimento estadual e nacional. No mês em que se comemora o Dia do Professor, a empresa Urban Systems divulgou a nova edição do Ranking Nacional de Cidades Inteligentes e Conectadas. Santa Rosa foi listada entre as 100 melhores cidades do país, nas áreas da Educação, Saúde e Urbanismo.  No recorte Educação, o município ficou em 60º lugar no Brasil, 10º lugar na região Sul (PR, SC e RS) e na 6ª posição no Rio Grande do Sul, como a sexta melhor cidade em Educação, em todo o estado.

De acordo com a pesquisa, Santa Rosa é também, a 3ª melhor cidade em Educação entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes do RS. Em relação aos indicadores básicos na área, a cidade apresenta 96,9% dos docentes do ensino médio com formação universitária, nota média no Enem de 386,1 e nota Ideb de 4,8 pontos. Outro destaque no setor de Educação é o Projeto: Um Olhar para o Futuro de Santa Rosa. O programa desenvolve ações com o objetivo de melhorar os índices de qualidade da educação, através de novas oportunidades de aprendizagens e consolidação dos conhecimentos. O Prefeito Anderson Mantei, destaca que o resultado positivo, além de servir de incentivo para toda a comunidade escolar, indica que o Governo Municipal está no caminho certo, “Uma educação de qualidade, no entendimento da gestão municipal, só é alcançada, quando traz consigo, além do conhecimento, uma melhora de vida para os alunos e é essa educação que estamos fazendo em Santa Rosa e que juntos buscamos aprimorar a cada dia”.

De janeiro até setembro deste ano, já foram investidos mais de R$59 milhões em educação. Além disso, a valorização dos professores, através da formação continuada, o apoio pedagógico aos alunos no contraturno e o estímulo às crianças desde a educação infantil, são algumas das metas da base da educação no município. Para a Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, a educação é uma peça chave para o desenvolvimento da cidade, “Estamos muito contentes com este resultado, fruto do empenho e dedicação da gestão municipal, dos professores e servidores comprometidos em oferecer um ensino de qualidade para os nossos jovens”. O Ranking CSC 2022, mapeou todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir os locais com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, em 11 diferentes eixos: economia, educação, saúde, empreendedorismo, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, segurança, energia, governança, tecnologia e inovação.