FUMSSAR implementa Receita Médica Digital em Santa Rosa

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa – FUMSSAR está avançando no processo de Certificação Digital. Essa ação faz parte do Planejamento Estratégico. O objetivo é facilitar cada vez mais o acesso dos serviços para os cidadãos e reduzir os materiais impressos. A partir de agora, os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, passam a ter disponível, a receita médica digital. Após o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, os pacientes que utilizam o SUS em Santa Rosa, vão poder receber uma prescrição digital em vez da versão física, dispensando assim, a receita impressa.

O receituário digital pode ser acessado pelo aplicativo de celular “Atende.net”. Com ele, o cidadão pode fazer as principais rotinas sem ter que se dirigir até a prefeitura como: emitir o carnê de IPTU, acompanhar processos, consultar licitações, entre outros. Na área da saúde, também já estão habilitados vários serviços: vacinas aplicadas, consultas agendadas, medicamentos em uso, resultado de exames e o atendimento multiprofissional (dentro dessa opção está a receita digital, assim como, atestados médicos e a solicitação de exames). Segundo o presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, a novidade vai facilitar o acesso da população, além de gerar economia para o município, “Estamos avançando na informatização e certificação digital dos serviços oferecidos na área da saúde. É uma ótima ferramenta, que proporciona ao paciente sair da consulta e ter todas as informações que precisa na palma da mão, sem precisar de um documento impresso”.

A Fundação informou ainda, que os servidores estão preparados para auxiliar a população na instalação e uso do aplicativo. Para poder utilizar a nova ferramenta, o cidadão pode baixar o aplicativo: Atende.net para Android ou IOS na Apple Store ou Play Store. Após baixar o app, o usuário deve selecionar a cidade de Santa Rosa nas opções e, então, selecionar o tipo de acesso, por meio do gov.br (plataforma digital de relacionamento do cidadão com o governo federal), ou sem o uso da plataforma. Caso opte pela segunda opção, o cidadão precisa informar alguns dados para que tenha o acesso aprovado. A receita digital agiliza a rotina dos médicos e simplifica a jornada do paciente que pode conseguir orientações e ainda consultar os medicamentos através do próprio celular.