Escolas participantes do PROERD recebem materiais adquiridos pela prefeitura

A Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria de Educação e Cultura fez a entrega de materiais para as escolas que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD. O programa acontece em 31 escolas do município (municipais, estaduais e particulares), e é desenvolvido em parceria com a Brigada Militar. Dentre as ações do PROERD, são realizadas palestras com informações de prevenção às drogas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. Além disso, os pais também recebem orientações em reuniões, reforçando a cooperação entre o Poder Público, as escolas, a família e a Polícia Militar.

O principal objetivo do PROERD é desenvolver noções de cidadania, prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, destaca que a ênfase do programa é informar os alunos sobre os efeitos e as consequências do consumo de álcool e drogas, “O programa auxilia os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que influenciam a utilização do álcool, cigarro, maconha, inalantes e outras drogas, como também, alerta sobre o engajamento em atividades violentas”. Nos encontros, são desenvolvidas estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, que envolvem família, escola e comunidade. Estas ferramentas contribuem para o desenvolvimento da resistência nos jovens que poderiam correr o risco de se envolverem com drogas ou terem problemas de comportamento.

São atendidos neste ano, 1.332 alunos no PROERD, do 5º e 7º ano, com aulas presenciais nas instituições de ensino. A Prefeitura de Santa Rosa investiu R$ 33.510,70, na compra de materiais para as escolas participantes. Foram adquiridos os seguintes itens: 1.332 camisetas identificadas do programa; 1.332 mochilas para os alunos; Kit de Material Escolar, contendo: caderno de 10 matérias, caderno de desenho, borracha, régua, jogo de canetinhas, lápis de cor, cola, caneta e lápis de escrever; 10 bicicletas; medalhas para premiações; certificados e boneco leãozinho/mascote do programa, para distribuir aos alunos destaque.