Equipes da Vigilância Ambiental realizam mutirão contra a Dengue

Estão sendo recolhidos objetos que os moradores não utilizam mais e que podem acumular água parada

A FUMSSAR, por meio de equipes da Vigilância Ambiental está realizando nesta quarta (13), e quinta-feira (14), um mutirão contra a Dengue. A ação contempla o recolhimento de lixo e objetos na localidade da Beatriz/Oliveira. Estão sendo recolhidos objetos que os moradores não utilizam mais e que podem acumular água parada. Os materiais vão ser descartados de forma apropriada.

No período epidemiológico registrado do início do ano, até hoje, Santa Rosa teve 1.026 notificações do vírus, sendo 146 casos confirmados e 862 em investigação. Das confirmações, 143 são autóctones (casos que as pessoas contraíram o vírus em Santa Rosa) e 03 importados (contraídos fora do município). O Presidente da Fundação de Saúde, Délcio Stefan, reforça que a FUMSSAR segue alertando a população e fazendo ações de combate à doença, “Estamos realizando ações de prevenção nas escolas, nos supermercados e nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde, buscando conscientizar a população para que façam sua parte e nos auxilie na eliminação dos criadouros do mosquito”.

A dengue pode se manifestar de forma leve, moderada, ou grave, que é o caso da dengue hemorrágica. O período de incubação, ou seja, o tempo que demora desde a picada do mosquito infectado até o aparecimento dos primeiros sintomas da doença, é de, em média, 05 a 06 dias, conforme o Ministério da Saúde. Nos adultos, a primeira manifestação dos sintomas da Dengue, é a febre alta, (39ºC a 40ºC), de início repentino, que pode estar associada a dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. A FUMSSAR orienta a população para que faça uso do repelente e reforça que caso sejam observados sintomas da doença, o cidadão deve manter a hidratação e procurar a Unidade Básica de Saúde de referência. Se houver algum sintoma grave, o mesmo deve dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content