2º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista

Durante a programação, foram tratados diversos temas com referência ao autismo

Nesta segunda-feira (04), foi realizado o 2º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista em Santa Rosa. O evento ocorreu no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges e foi organizado pela FUMSSAR, através do Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro Autista. A atividade aconteceu de forma híbrida, presencial/online e foi transmitido pelo canal da MacroTEA, na plataforma Youtube. Foram mais de 1.790 inscrições e o conteúdo já teve até o momento, quase 2.400 visualizações, com a representação de 08 estados e 94 municípios de todo o Brasil.

O evento contou com a participação de importantes autoridades. Estava presente o Deputado Estadual, Eduardo Loureiro, propositor da Lei 15.322/2019 que oportunizou um programa de atendimento integrado aos autistas do Rio Grande do Sul. Participaram de forma online, a Deputada Estadual, Any Ortiz, o Deputado Federal, Osmar Terra, o Secretário Executivo do COSEMS, Diego Espíndola e a Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann. A atividade foi bastante elogiada pelos presentes, “Santa Rosa foi o primeiro Centro Macrorregional do programa TEAcolhe que se organizou e que hoje serve como referência para os demais centros que estão sendo implementados. Quero parabenizar a região missioneira pelo trabalho que vem sendo realizado em Santa Rosa e região. Estamos construindo uma linda trajetória”, destacou Arita.

Durante a programação, foram tratados diversos temas com referência ao autismo. O neuropediatra Dr. Guilherme Henz, falou sobre, “Identificação de TEA na infância: Sinais de Risco”, a fonoaudióloga Ana Paula Ramos de Souza apresentou o tema, “Terapia de criança com TEA: importância da inclusão dos familiares” e o Psicólogo Dr. Carlo Schmidt, falou sobre, “Transtorno do Espectro Autista: desafios na saúde e educação”. Além disso, as equipes do CER II Três de Maio e do CER II Santa Rosa explanaram sobre: Estratégias de Intervenção no Autismo. No evento foi exibida também, uma apresentação artística da AFAPENE.

O Prefeito Anderson Mantei, destacou que o seminário é uma oportunidade para as pessoas aprenderem com a experiência de Santa Rosa, com o objetivo de sempre oferecer o melhor para a população, “Sempre esteve em nossas metas de governo, o atendimento integrado ao autista. Temos um longo caminho pela frente, mas tenho a certeza de que demos um grande passo em Santa Rosa. Hoje já somos referência e o que vamos fazer aqui hoje é o que pretendemos: seguir sempre evoluindo e oferecendo o melhor atendimento”. O Centro Macrorregional em TEA oferece retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico para as equipes de 79 municípios da macrorregião de saúde missioneira, por meio de matriciamento, nas áreas de saúde, educação e assistência social.