Implementação de Assinatura Digital para usuários externos

A Prefeitura de Santa Rosa por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, desenvolveu junto ao sistema IPM, a possibilidade dos usuários externos assinarem digitalmente a própria documentação. Esta melhoria permitiu a digitalização de 100% das etapas de um processo administrativo, dentro do sistema do município. A partir de agora, todos os documentos podem ser assinados digitalmente pelos usuários externos e internos, permitindo que todo o processo seja executado de forma digital, sem nenhuma necessidade de impressão de documentos.

Anteriormente, o usuário externo precisava elaborar o documento, fazer a impressão, assinar manualmente e posteriormente escanear o documento assinado, para que pudesse ser inserido no sistema do processo digital. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, destacou a importância de mais essa inovação, “A digitalização dos processos é uma ação do governo, que busca diminuir a burocracia, facilitar a vida das pessoas e gerar economia com impressões. Não sendo mais necessário o arquivamento de documentos físicos e agilizando o andamento e a análise das demandas dos empreendedores”.

Para realizar a assinatura digital nos documentos, os empreendedores precisam acessar o Portal do Cidadão do município já com a liberação do certificado digital para o seu usuário. Os certificados são emitidos pelos servidores municipais. A liberação pode ser solicitada na Sala do Empreendedor, mediante a apresentação de um documento oficial de identificação. Atualmente, os processos de solicitação de liberação de crédito, do Programa Desenvolver e as análises internas são realizados 100% de forma digital. Um processo cada vez mais rápido e prático, sem que o cidadão precise se deslocar até a prefeitura.