FUMSSAR realiza atividades de Educação Alimentar e Nutricional

Alunos das escolas municipais de Santa Rosa têm recebido instruções sobre alimentação e nutrição. O projeto faz parte do programa Saúde na Escola – PSE, desenvolvido por profissionais da Fundação Municipal de Saúde. Dentre as ações, foram realizadas atividades lúdicas com 11 turmas da E.M.E.F Santa Rosa de Lima. Participaram ao todo, 195 crianças do Pré ao 5º ano.

O projeto de educação alimentar e nutricional tem como objetivo promover a alimentação adequada e saudável (PAAS) para os alunos, além de proporcionar autonomia e oportunizar escolhas mais saudáveis. As atividades são coordenadas pela acadêmica de Nutrição Natalí Taísa Backes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e que atualmente realiza estágio na FUMSSAR, supervisionado pela nutricionista Cybelle Lunardi Brum, sob a orientação da Professora, Drª Greisse Viero da Silva Leal. “Levamos para as crianças e adolescentes a importância de ter hábitos alimentares saudáveis, que auxiliam na melhora da qualidade de vida e automaticamente, previnem o desenvolvimento de diversas patologias, inclusive da obesidade”, ressalta Natalí.

Com os alunos do Pré, foi realizada a atividade: “Montando a minha refeição saudável”, que avaliou o conhecimento das crianças em relação a alimentação saudável e dos alimentos que devem ser a base. Foram identificados também, os alimentos que devem ser evitados, como por exemplo, os ultraprocessados. No 1º e 2º ano, a pauta foi: “A origem dos alimentos”, com o objetivo de observar o conhecimento das crianças em relação à origem dos alimentos e enfatizar a importância do consumo do alimento in natura, com o auxílio de figuras para colorir. Ao final da atividade, foi disponibilizado um cartaz para ser fixado na sala de aula. Já no 3º, 4º e 5º ano, o tema abordado foi: “Semáforo dos Alimentos, segundo os níveis de processamento”, que avaliou o conhecimento das crianças em relação aos alimentos in natura, minimamente processados, processados e alimentos ultraprocessados.