Implementação do PIX na Prefeitura

A partir de agora, todas as guias de pagamento vão ter QR Code

Mais uma alternativa segura, rápida e fácil para os cidadãos santa-rosenses. Com ações integradas entre a Secretaria de Gestão e a Secretaria de Administração e Fazenda, foi concluída na última semana, a implementação do PIX na Prefeitura de Santa Rosa. A partir de agora, todas as guias de pagamento vão ter QR Code. A ação faz parte do Planejamento Estratégico, que contempla também, a modernização do processo de pagamentos de taxas e tributos. Dessa forma, os contribuintes podem pagar as guias através do meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito PIX, além das alternativas do dinheiro ou cheque.

O PIX é uma forma de pagamento online criada pelo Banco Central do Brasil e que tem sido muito utilizada em todo o país. O novo método possibilita a transferência de recursos entre contas bancárias, da mesma instituição ou de instituições diferentes, mediante uma chave previamente cadastrada pelo usuário. Sendo assim, é mais uma opção de transação bancária via internet e compatível com os controles da Administração Pública.

O Secretário de Gestão, Ademir Rosa, ressalta que a nova forma de pagamento facilita o acesso ao contribuinte e agiliza vários trabalhos no setor de arrecadação, “Já tínhamos pagamento via PIX que era somente no caixa da prefeitura e agora estamos concluindo o processo, possibilitando que o usuário realize os pagamentos de qualquer lugar que esteja e pelo aplicativo do seu banco”. Os pagamentos por PIX, podem ser realizados qualquer hora do dia ou da noite, evitando deslocamentos e gastos desnecessários dos contribuintes. É importante lembrar também, que várias guias já podem ser geradas de forma online, no Portal do Cidadão.