Santa Rosa tem serviço especializado para os idosos

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), recebeu uma nova habilitação para prestar serviços especializados para os idosos do município. Santa Rosa foi uma das dez cidades do Rio Grande do Sul selecionadas para integrar o novo programa estadual “Saúde 60+ RS”, instituído pela Secretaria Estadual da Saúde por meio da Portaria nº 140/25.
O programa, voltado ao atendimento ambulatorial especializado de pessoas com 60 anos ou mais, tem como objetivo oferecer um cuidado regionalizado, com foco especial na população idosa considerada frágil pela Atenção Primária à Saúde (APS) e/ou com diagnóstico de demência. A base do atendimento será a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa, metodologia que permite traçar um plano de cuidados individualizado e mais eficaz. A Diretora da Rede Complementar, Adriana Peres Ulzafar, destaca os benefícios do novo serviço, “Com o Saúde 60+, poderemos oferecer um cuidado ainda mais humanizado e especializado aos nossos idosos, diretamente aqui, no nosso município”.
Santa Rosa se inscreveu no processo seletivo que contou com a participação de 62 municípios gaúchos. A nova habilitação irá garantir um repasse anual de aproximadamente R$ 1.560.000,00 por parte do Governo do Estado, recurso que será fundamental para a manutenção do serviço e da equipe multidisciplinar envolvida, que contará com médico geriatra, neurologista, entre outros profissionais especializados. Para o Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, a seleção de Santa Rosa é motivo de orgulho e resultado do comprometimento com a saúde da população, “Essa conquista reafirma nosso compromisso em cuidar bem de quem mais precisa. Estar entre os dez municípios habilitados no Estado é o reconhecimento do trabalho sério e técnico que temos desenvolvido”.
O serviço terá um espaço específico para esses atendimentos, com ambulatórios no subsolo do CEREST. Além de garantir acesso facilitado a um atendimento de excelência, o programa também irá contribuir para melhorar a qualidade de vida dos idosos e promover um cuidado mais integrado com a rede de saúde municipal.