Caps II Disponibiliza Acompanhamento Terapêutico

Esta prática terapêutica visa promover encontros que possibilitem o estar e o fazer junto, a fala e o compartilhamento de experiências.

O Centro de Atenção Psicossocial CAPS II – Novo Rumo é um serviço público da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa. Ele é responsável pelo atendimento de usuários com transtorno mental grave e/ ou persistente no âmbito do SUS. O serviço possui uma equipe multiprofissional e realiza atendimentos psicossociais individuais e familiares, além de diversos grupos e oficinas terapêuticas. Durante este período de pandemia as ações terapêuticas foram reorganizadas.

O acompanhamento terapêutico, surgiu em meio ao movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira. É uma intervenção clínica desenvolvida fora dos espaços tradicionais de tratamento (consultórios) e que acontece a partir do contexto de vida dos sujeitos. Para isso, se utiliza do cotidiano do usuário, seu território, suas experiências e intervenções.

O acompanhante terapêutico é quem se desloca até o domicílio do usuário para fazer o atendimento, utilizando também dos espaços públicos como potencial terapêutico. Esta prática terapêutica visa promover encontros que possibilitem o estar e o fazer junto, a fala e o compartilhamento de experiências. Tem por objetivo a promoção da autonomia, protagonismo, reinserção e reabilitação social. A psicóloga Adriane Cristine Oss-Emer Soares Alpe destaca que a presença física do acompanhante terapêutico é fundamental para tensionar e/ou construir a rede de atenção psicossocial destes sujeitos, “Neste tipo de acompanhamento, o “setting” privilegiado é espaço da rua, fora das barreiras institucionais. No entanto, não é um simples caminhar pela rua, envolve a construção de possibilidades terapêuticas, a partir dos desejos dos sujeitos envolvidos”.

A prática do Acompanhamento Terapêutico está sendo realizada pelos estagiários de Psicologia com a supervisão da psicóloga do serviço. A construção desse acompanhamento faz parte do Protejo terapêutico singular de alguns usuários do CAPS II, sendo desenvolvido em conjunto com a equipe técnica multiprofissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content