Santa Rosa é destaque na Universidade de Cambridge

A estreita relação de colaboração entre a Prefeitura de Santa Rosa e o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMMC) da UNIJUÍ, tem consolidado o município como referência internacional na temática de cidades inteligentes. Essa parceria foi recentemente destacada na página oficial da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, uma das mais renomadas instituições acadêmicas do mundo, por meio de dois trabalhos científicos desenvolvidos com base em projetos realizados em Santa Rosa.
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT-RS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que financiam os projetos por meio de chamadas públicas. Com esses recursos, foi possível implantar em Santa Rosa uma infraestrutura de comunicação baseada em dispositivos IoT e desenvolver um segundo projeto voltado à agricultura inteligente, atualmente em andamento. Já o projeto apoiado pelo CNPq tem foco na aplicação de tecnologias emergentes para criação de soluções digitais descentralizadas, tendo o município como caso de estudo.
Os resultados dessa colaboração já vêm ganhando projeção internacional. Um dos trabalhos foi apresentado na 28ª edição da Conferência Ibero-Americana em Engenharia de Software (CibSE), realizada em Cidade Real, na Espanha. Intitulado “Building a Smart City that Stimulates Innovation Using Open Source and Decentralised Technologies”, o artigo descreve o ecossistema de inovação implantado em Santa Rosa e que já está disponível para uso da comunidade acadêmica e das empresas locais.
Outro estudo foi apresentado no Colloquium on Blockchain and Decentralised Web (CSBC 2025), e explora o potencial do município no desenvolvimento de uma identidade digital descentralizada, permitindo que os cidadãos acessem com segurança e privacidade os mais de 300 serviços digitais oferecidos atualmente pela Prefeitura. Este projeto conta com a colaboração do Dr. Timothy Hobson, do Instituto Alan Turing (Inglaterra), e está inserido em um esforço de internacionalização que prevê, ainda em dezembro de 2025, uma visita de trabalho dos pesquisadores da UNIJUÍ ao Instituto.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, a menção internacional é reflexo do trabalho conjunto que vem sendo realizado em Santa Rosa, “Esse reconhecimento por parte de instituições como a Universidade de Cambridge e o Instituto Alan Turing reforça que estamos no caminho certo. A inovação em Santa Rosa é construída com base no conhecimento, na colaboração e no compromisso em oferecer serviços públicos mais eficientes, seguros e centrados no cidadão”.
A Universidade de Cambridge participa ativamente da parceria entre a Prefeitura e a UNIJUÍ, por meio do pesquisador sênior Carlos Molina-Jimenez, que desde 2019 colabora com o grupo na construção dessas soluções tecnológicas.