Formação contínua na Prefeitura: padronização e melhoria na efetividade dos serviços

O Governo Municipal tem desde 2021, implementado diversos projetos com o objetivo de agilizar, qualificar e facilitar o acesso aos serviços públicos para a população. Entre as ações realizadas, está a formação contínua dos servidores que busca capacitar e tornar mais eficiente o atendimento ao cidadão. Além disso, as atividades e cursos também ajudam a aperfeiçoar os controles e otimizar os recursos. Nesta semana, um novo treinamento sobre as melhorias nos processos de emissão de requisição de materiais, separação e expedição foi realizado na Prefeitura. A ação foi conduzida pela Secretaria de Gestão em parceria com a Secretaria de Administração, RH e Patrimônio.

Na oportunidade, também foi apresentado para os servidores, o novo processo de inventário rotativo dos itens de estoque. Participaram da capacitação, os responsáveis por almoxarifados, vigilantes e agentes administrativos. Para Ademir Rosa, Secretário de Gestão, o objetivo dos treinamentos é fortalecer ações para uma gestão moderna, buscar a eficiência e otimizar os recursos públicos, “Continuamos focados em melhorar os processos de trabalho. Estamos atuando em diversas frentes de trabalho para multiplicar os conhecimentos e atender as diretrizes propostas no Planejamento Estratégico. Com isso, queremos agilizar os processos internos, melhorar os controles e evitar desperdícios”.

O treinamento, além de proporcionar fluidez, transparência e segurança em todos os serviços desenvolvidos, visa preparar as pessoas para um melhor desempenho no processo, sendo considerado item indispensável para a qualificação do serviço público. O secretário destaca ainda, que nesta gestão já foram realizadas 210 mil horas de treinamentos. Em 2024, mais 17 mil horas de capacitação, já foram computadas, com envolvimento de 800 servidores, em diversas áreas, com destaque para a qualificação dos professores das EMEIs e EMEFs, monitores, procedimentos operacionais, fluxos de processo digitais, entre outros setores da Prefeitura.

Skip to content