Dia Mundial do Livro é celebrado nas escolas da Rede Municipal de Ensino

As escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino celebraram nesta quarta-feira (23), o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Não só neste dia, mas todo o mês de abril e durante todo o ano letivo, os alunos são estimulados ao hábito da leitura.

Por toda a rede municipal, são muitos exemplos de projetos de incentivo à leitura e à escrita. As Escolas de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs), tem desenvolvido com os estudantes, projetos de leitura. A Diretora do Departamento de Planejamento Pedagógico de Santa Rosa, Leila Cristiane Bürger, destaca que as ações têm foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes, “Desde cedo, o contato com os livros é essencial para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Por meio da leitura e da contação de histórias, eles embarcam em uma jornada de descobertas que enriquece suas mentes e facilita a alfabetização nos anos iniciais. A leitura estimula a criatividade, permitindo que nossos alunos explorem mundos imaginários e desenvolvam a capacidade de pensar de forma inovadora”.

Além do dia 23, as escolas comemoraram neste mês, o Dia do Escritor Local e o Dia Nacional do Livro Infantil. Em Santa Rosa, a lei 5.490/2019, instituiu o dia 18 de abril, como o Dia do Escritor Local. Nesse mesmo dia, é celebrado também, o Dia Nacional do Livro Infantil e o aniversário do escritor Monteiro Lobato, considerado no Brasil, o “pai da literatura infantil”.

Santa Rosa conta também com a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, localizada na Rua Buenos Aires, 938, no Centro. O acervo da cidade, possui mais de 17 mil livros, todos disponíveis para a população.