Abertura da 31ª Feira do Peixe movimenta o Mercado Público de Santa Rosa

Santa Rosa realiza uma das maiores Feiras do Peixe do interior do Rio Grande do Sul. A abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira (27), no Mercado Público Eclair Moraginski. Com uma grande circulação de pessoas já no início da manhã, a expectativa dos organizadores é comercializar cerca de 14 toneladas de peixes. As atividades seguem até às 19h, com a oferta de diversos produtos.

A abertura da 31ª edição do evento ocorreu com a presença de autoridades, representantes de instituições e da comunidade. A 31ª Feira do Peixe é uma promoção da Prefeitura de Santa Rosa, Emater/RS-Ascar e da Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa – Aprhorosa. O evento conta com o apoio da Alibem, do Hortigranjeiros e do Sicredi. Na oportunidade, o presidente desta edição, José Nelson de Aquino Batista, destacou que a feira foi viabilizada graças ao esforço das diversas parcerias, que se organizaram para garantir infraestrutura aos produtores e segurança aos consumidores.

O prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, acompanhado do vice-prefeito, Aldemir Ulrich, resgatou o sentido da espiritualidade do evento, realizado tradicionalmente durante a Semana Santa, e agradeceu as instituições que se empenharam em promover mais uma ação em prol do desenvolvimento do município, “Estamos muito contentes de mais um ano realizar este tradicional evento, que há mais de três décadas acontece em Santa Rosa, em uma data tão especial que é a semana da Páscoa. Que possamos juntos celebrar a vida e compartilhar na mesa com as pessoas que mais amamos, o alimento, nesse caso o peixe, que é fruto do trabalho dos nossos produtores”. Logo após, o Padre Arcangelo Deretti conduziu, durante a abertura da Feira, uma reflexão sobre a relação espiritual do peixe e da Semana Santa.

Tilápia, piava, carpa capim, húngara e prateada, comercializadas frescas ou fritas, estão entre as espécies disponibilizadas aos consumidores por 14 produtores. Hortifrutigranjeiros, produtos de agroindústrias locais, flores e artesanatos também estão sendo comercializados. A feira também oportuniza resgatar tradições do período de Páscoa, como as cascas pintadas de ovos, peças artesanais relacionadas, plantas, entre outros produtos.