Homenagem aos 100 anos do plantio de soja no Brasil

Aconteceu nesta segunda-feira (18/03), uma Sessão Solene em Homenagem aos 100 anos do plantio de soja no Brasil, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na oportunidade, o vice-prefeito Aldemir Ulrich, junto com vereadores, representantes da Fenasoja e de outras instituições, representaram Santa Rosa na solenidade.

O Deputado Federal Osmar Terra, autor do requerimento que promoveu a homenagem, presidiu a sessão que teve início com um vídeo institucional da Fenasoja e logo após, um depoimento de familiares do Pastor Albert Lehenbauer, responsável por trazer os primeiros grãos de soja para o Brasil, “A soja começou na cidade de Santa Rosa, trazida pelo pastor norte-americano, Albert Lehenbauer, que distribuiu algumas sementes para famílias locais, em 1924. Passados 100 anos, o grão está presente em todo o território brasileiro”, destacou Terra.

Os parlamentares presentes registraram a importância econômica da cadeia produtiva da soja para o país e também de seus derivados. No ano passado, a safra do grão alcançou quase 400 milhões de toneladas. O vice-prefeito Aldemir Ulrich, ressaltou o orgulho que o município hoje tem, de ser oficialmente, o Berço Nacional da Soja, “É uma alegria estar aqui representando todos os santa-rosenses que estiveram envolvidos ao longo deste século de história da soja no Brasil. Hoje, celebramos este que é o principal grão desse país, principal riqueza, responsável por alavancar a economia de muitos municípios, entre eles, Santa Rosa”.

O presidente da Fenasoja 2024, Dário Germano, também falou sobre a importância da ação, “Essa homenagem não é só para Santa Rosa ou para a Fenasoja, mas também para os mais de 5 milhões de produtores rurais do Brasil. O ato reconheceu todo o trabalho, celebrou o passado e nos trouxe ânimo para seguir em frente. Agora convocamos todos para vivermos as comemorações na Fenasoja 2024”.

Estavam presentes também na solenidade, o senador Hamilton Mourão, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o vice-presidente da Fenasoja 2024, Marcos Servat, a presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste, Vanice de Matos, os vereadores: Rodrigo Burkle, Rafael Rufino e Gilberto Krüguer e representantes da regional do Mercosul (IICA).

Skip to content