Retrospectivas Escolas Municipais: EMEF Santa Rita

Em continuação às retrospectivas das escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura apresenta nesta sexta-feira (26), dados do trabalho realizado na EMEF Santa Rita. A escola conta com 370 alunos, em 17 turmas da pré-escola ao 9º ano. Inaugurada em novembro de 1978, a instituição completou 45 anos de história. Em 2023, ocorreram círculos de paz, ações do maio laranja, Musicanto vai à Escola, oficinas de karatê, dança de rua e flauta e eventos em datas comemorativas (dia dos pais, dia das mães, dia da família e dia do idoso), entre outras atividades.

Um dos destaques de 2023, foi o recebimento de uma Moção de Congratulações pelo belo histórico da EMEF Santa Rita, em comemoração aos seus 45 anos de fundação. A homenagem foi entregue para a comunidade escolar na celebração de natal, com lindas apresentações dos alunos e convidados parceiros. A escola possui uma equipe formada por 42 servidores que realizam o atendimento aos estudantes. Além disso, a instituição conta também, com sala de recursos para o atendimento inclusivo de 06 alunos. A Diretora Lena Naiara Jantsch Wink, agradeceu o apoio dos servidores, pais e familiares, que somaram esforços, acreditando que a educação é tarefa conjunta da família e da escola, “Deixo aqui registrado, o meu agradecimento para toda a comunidade escolar que nos auxiliou a superar desafios e nos tornar mais fortes na conquista dos nossos objetivos. A escola é nossa segunda casa e aqui, encontramos profissionais que, efetivamente, se preocupam em auxiliar no desenvolvimento de pessoas mais solidárias, autênticas e felizes”.

No ano que passou, os alunos da escola Santa Rita foram premiados em diversos projetos, nas áreas esportiva, de literatura e ciências. Nas Olimpíadas das Escolas Municipais, a escola recebeu as seguintes premiações: 1° lugar mirim futebol masculino, 1° lugar infantil xadrez feminino, 1° lugar infantil xadrez masculino, 2° lugar mirim futsal masculino e 3° lugar no atletismo. Nos Jogos Abertos da Criança, conquistou o 2° lugar futsal masculino. O aluno Júlio Cesar Seidel foi o autor do melhor conto, recebendo o Prêmio do Projeto Ministério Público: Melhor Conto Estadual. Além disso, a aluna Ana Gauer de Souza recebeu medalha de ouro, nas Olimpíadas Nacional de Ciências. A Secretária, Lires Zimmermann, destaca o orgulho de ter tantos estudantes destaque na Rede Municipal de Ensino, “Em 2023, tivemos muitos alunos de santa Rosa que foram destaque no município, no RS e no país. Isso graças aos nossos professores e equipes maravilhosas que se dedicam em promover um ensino de qualidade”. A EMEF Santa Rita fica localizada na Rua Estanislau Kwiatwoski, nº 271, no bairro São Francisco.