Retrospectiva Secretarias Municipais: Desenvolvimento Social

Promover a proteção e garantir os direitos sociais de famílias em situação de vulnerabilidade social são alguns dos objetivos das ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Rosa. Em 2023, a equipe que atua na secretaria promoveu eventos e desenvolveu projetos com foco no atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, finalizando o ano de forma bastante produtiva e alcançando muitas das metas estabelecidas pela coordenação.

A Secretaria de Desenvolvimento Social fez um balanço dos atendimentos realizados em 2023 (de janeiro a dezembro) com dados que incluem atendimento familiar, visitas domiciliares, eventos como palestras e oficinas, benefícios e atividades em grupo, entre outros. Com duas unidades de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Aldi Pedro Brandão e CRAS Vó Maria Pedrazza), ao longo do ano, 5.754 famílias foram acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. Foram registrados também, 34.180 atendimentos individuais e 6.890 visitas domiciliares. Um dos destaques do ano que passou foi a implementação do Programa CRAS com Você. A ação surgiu com a ideia de aproximar os serviços e as políticas públicas das comunidades urbanas e rurais de Santa Rosa. As atividades iniciaram em fevereiro e ao longo de 10 meses, foram realizados 75 encontros com a participação de cerca de 3 mil pessoas.

Outra novidade do ano, foi a adesão do município ao Programa Empreenda Social RS, que tem como objetivo formar facilitadores que possam realizar encontros de capacitação para a população em situação de vulnerabilidade social e econômica. A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser, destaca que o trabalho realizado em 2023, teve foco no aprimoramento dos serviços e melhoria contínua do atendimento prestado, “Foi um ano de muitos desafios, mas que conseguimos implementar melhorias para a rede socioassistencial. Sempre com o objetivo de aprimorar o serviço, por meio de investimentos, formação contínua das equipes, desburocratização no acesso aos serviços e com a realização de ações dos programas de atenção social”.

A secretaria em parceria com outras instituições, como o Conselho Tutelar, APAE, APADA, APADEV, AFAPENE, LAR DO IDOSO E APROMES, entre outras empresas e órgãos do município, promoveram diversas ações de mobilização em Santa Rosa. Foram realizados durante o ano, eventos com várias temáticas, como por exemplo, o Encontro Regional Primeira Infância Melhor e o II Encontro Regional Criança Feliz, que contaram com palestras educativas e informativas. No serviço Família Acolhedora, ocorreram 370 atendimentos individuais.

A Gerência de Políticas para Idosos em parceria com o CMDI, deu sequência no Planejamento Estratégico da Gestão, com a realização de várias atividades de promoção da saúde do idoso. Outro importante trabalho realizado em 2023, foram as ações com o público feminino, através da Assessoria de Políticas para as Mulheres, do Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher – CRRM e da Casa de Abrigo e Passagem 08 de Março. Estes dois últimos serviços passaram a ser vinculados administrativamente pela SMDS. De janeiro a dezembro, aconteceram muitas atividades de conscientização e prevenção da violência, mediante parceria com outros setores e articulação com a Rede de Proteção ao Enfrentamento à Violência Doméstica. Ao todo, 267 mulheres foram atendidas pelo CRRM e pela Casa de Abrigo e Passagem 08 de Março. Além disso, houve o registro de mais de 6.100 atendimentos psicossociais e jurídicos.

Para 2024, o objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Social é dar continuidade aos programas que vem sendo desenvolvidos e seguir investindo em ações que melhorem a qualidade de vida da população, oferecendo cada dia mais, um atendimento humanizado aos cidadãos.