Retrospectivas Escolas Municipais: EMEF Érico Veríssimo

Quase um século de histórias e muito aprendizado. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo comemora no próximo mês, 98 anos de fundação. Em 2023, a EMEF realizou e participou de diversas atividades diferenciadas, como a Mostra do Conhecimento, Festa Julina, Jepp, Parada Literária, Horta Escolar, Projeto Flores Para Todos e Tribos. A escola conta atualmente com 106 alunos matriculados, em turmas de pré-escola ao 9º ano. Um dos diferenciais da instituição é que em 2022, ela passou a ser uma Escola do Campo.

Essa nova filosofia de ensino tem como objetivo implementar gradativamente, alternativas no contraturno escolar. Através das disciplinas de práticas sustentáveis, cultura digital e educação em saúde, a missão da escola é fomentar o interesse dos alunos por questões relacionadas à terra, ao cultivo e à gestão de propriedades rurais. As atividades tem como destaque os eixos da sustentabilidade e da soberania alimentar. A Diretora Rosimeri Dudar Girsch, destaca que a instituição tem realizado grandes avanços, “Nossa escola cresce a todo vapor. Estamos a cada dia, consolidando nossa identidade, priorizando os nossos estudantes e a comunidade escolar. Queremos agradecer todas as famílias pelo apoio e suporte e a nossa excelente equipe de profissionais que diariamente, semeiam ações de sucesso e constroem esse sonho conosco, sempre engajados e participativos”.

A escola conta com 18 servidores que realizam o atendimento aos alunos. Além disso, a instituição de ensino conta também, com atendimento inclusivo para 09 estudantes. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, ressalta que a participação dos pais e da comunidade escolar é essencial para o bom desenvolvimento dos alunos, “Essa parceria família-escola, quando fortalecida, auxilia e muito na aprendizagem dos estudantes. Que nesse próximo ano, possamos mais uma vez, contar com este suporte tão importante e fundamental para o nosso trabalho”.

Para 2024, o objetivo da direção é a implementação do turno integral na escola. A EMEF Érico Veríssimo fica localizada no interior de Santa Rosa, na Rua Rodolfo Armino Müller, Vila Bela União.