Prefeito participa de agenda no Estado para tratar da implementação do serviço de Cirurgia Cardíaca e Hemodinâmica

O Prefeito Anderson Mantei participou nesta quinta-feira (05), em Porto Alegre, de uma importante agenda na área da saúde. Ele esteve na SES RS com a Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann e equipe técnica para falar sobre a implementação do serviço de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca em Santa Rosa. O novo serviço foi anunciado oficialmente em setembro e vai ter um investimento de R$ 10 milhões da prefeitura e da Câmara de Vereadores. A ação faz parte de uma parceria do Executivo, Legislativo, Hospital Vida e Saúde e do Governo do Rio Grande do Sul.

Anderson esteve acompanhado do Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, Délcio Stefan e da Diretora do Hospital Vida e Saúde, Vanderli de Barros. O objetivo do encontro foi buscar recursos financeiros do Projeto Avançar, para aquisição dos equipamentos restantes, necessários para a execução deste importante serviço, “Estamos avançando com o serviço de cardiologia, que já anunciamos no mês passado. Nossas equipes estão todas trabalhando em conjunto com o hospital e com a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde para que tão logo, possamos implementar esse serviço que vai facilitar tanto o acesso da saúde para a população”, destacou o prefeito.

A equipe da Fundação de Saúde também tem realizado um trabalho fundamental para todos os avanços que estão sendo realizados na cidade. Para Délcio Stefan, Presidente da FUMSSAR, fazer a diferença com gestão, técnica e dedicação é o que possibilita um atendimento de excelência no SUS e a cirurgia cardíaca e hemodinâmica é mais um passo que está sendo dado para proporcionar um cuidado integral aos cidadãos, “O serviço vai evitar o deslocamento de pacientes de Santa Rosa a outras regiões e vai proporcionar um atendimento qualificado que vai poder salvar muitas vidas. Para que tudo isso seja possível, o trabalho está sendo realizado em conjunto entre Município, Hospital e Estado”.

O investimento de R$ 5 milhões que será feito pela prefeitura para a implementação do serviço em Santa Rosa, é de recurso próprio das economias da atual Gestão. A cada ano, os investimentos na área da saúde têm sido ampliados. Em 2023, o orçamento é de R$ 158 milhões e para o próximo ano (2024), a previsão é que sejam aplicados mais de R$ 180 milhões em saúde no município.