Usuários do CAPS Novo Rumo participam de atividade do Agosto Lilás

Atividade do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, foi promovida com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Novo Rumo. A ação foi coordenada pela equipe do Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher Dirce Grösz, vinculado à Secretária de Desenvolvimento Social. Na oportunidade foi realizado um workshop com o tema: “Juntos Fazem a Diferença: Construindo Sentidos”. O objetivo foi trabalhar questões de prevenção relacionadas à violência contra a mulher.

Os participantes receberam informações sobre a Lei Maria da Penha, meios de proteção, como buscar ajuda e o funcionamento do serviço em Santa Rosa. A Gerente do Centro Dirce Grösz, Mariza Oleynek, destacou a importância de trabalhar este tema em várias áreas da Rede, com públicos diferentes para agregar e potencializar a conscientização e prevenção da violência contra mulher, “Quanto mais desenvolvermos atividades nestes segmentos, ampliamos a conscientização sobre a importância da mudança de pensamentos e oportunizamos uma importante mudança cultural”.

Para melhor entendimento do assunto, foi utilizado na atividade, a dinâmica do Semáforo, no qual as cores: vermelho, amarelo e verde, auxiliaram na percepção sobre a diferença de emoções e sentimentos. Também foi oportunizado um debate de tribuna livre, com o objetivo de estimular uma reflexão sobre como reagimos perante às situações do dia a dia e como estas, podem refletir no cotidiano de cada pessoa.