Lançamento do livro “Pitoco” é realizado na 18ª Feira do Livro

A história retrata o dia a dia do cão Pitoco, o mascote da EMEF Santa Rita

Na manhã desta segunda-feira (10), quinto dia da 18ª Feira do livro de Santa Rosa, aconteceu o lançamento do livro: “Pitoco”. A história retrata o dia a dia do cão Pitoco, um vira-lata branquinho, com pintas cor de caramelo e que há alguns anos, começou a frequentar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita. Pitoco se tornou o mascote da EMEF.  É um cão amigo, companheiro, brinca e interage com os alunos, e foi essa interação, que deu início a um belíssimo projeto. Com uma escrita coletiva, vários autores colaboraram com a criação do livro.

Em 2021, surgiu a ideia da escrita de um livro para contar essa história de carinho dos alunos, professores, funcionários e comunidade escolar da EMEF Santa Rita. Em 2022, foi aprovado o projeto para publicação do livro pelo Fundo Social do Sicredi RS e, assim, aquilo que era apenas um grande sonho dos alunos e da escola, se tornou realidade. A Secretária de Educação e Cultura Lires Zimmermann, ressaltou a importância do projeto, “Podemos perceber a alegria contagiante nos olhos dos alunos, o encantamento e o pertencimento de todos. Esta é uma ótima ferramenta, para envolver os estudantes e incentivar cada vez mais, o gosto pela leitura e pela escrita.”

O Livro “Pitoco” está repleto de ilustrações criadas a partir de fotos que foram tiradas do cão na escola. As artes foram elaboradas pelo aluno do 9° ano, Renan da Rosa. A capa foi produzida pela aluna do 9° ano, Kamila Novakowiski e o prefácio foi realizado por toda a turma do 8° ano, orientados pela professora, Ana Oliveira. Além disso, a equipe da EMEF Santa Rita, também confeccionou uma mascote, que acompanha as divulgações do livro. A história foi transformada em canção e é cantada por todos os estudantes. Escrita pela professora Simone Pinheiro, a música “Pitoco” foi gravada em um estúdio, junto com um grupo de alunos das séries iniciais. Outra iniciativa foi a criação de um videoclipe com a orientação da professora, Marisangela Stock Rauber. Ao todo, foram publicados mil exemplares do livro. Cada aluno da escola foi contemplado com uma unidade e os demais, estão sendo comercializados na Feira do Livro, para que a escola possa manter uma tiragem anual.

Skip to content