FUMSSAR divulga resultados de Levantamento para o Aedes aegypti em Santa Rosa

A FUMSSAR por meio da Vigilância Ambiental, divulga nesta quinta-feira (25), o resultado do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado neste mês de maio. Santa Rosa apresentou risco médio no levantamento. Dessa forma, os profissionais de fiscalização da Fundação alertam a população para que sigam realizando as medidas de prevenção. O LIRAa é uma ação desenvolvida pelo Ministério da Saúde, que permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como, dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus. A atividade é realizada periodicamente, por meio da vistoria em imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP) e o Índice de Infestação em Depósitos (Índice de Breteau – IB).

De acordo com as Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue (2009), os parâmetros para classificação dos estratos e dos municípios, quanto à infestação pelo Aedes aegypti são: menor que 0,9% – Baixo Risco; de 1% a 3,99% – Médio Risco e acima de 3,99% – Alto Risco. Este levantamento realizado em maio, mostrou os seguintes resultados: Estrato 01 = 0,9, Estrato 02 = 3,0 e Estrato 03 = 1,0, sendo então a média geral de Santa Rosa = 1,7, apresentando assim, médio risco para o munícipio. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca que o trabalho de prevenção e fiscalização vem avançando e pede para que a população continue realizando as medidas de prevenção à Dengue, “O município está com risco médio e este é um alerta para todos nós. Esta é uma força tarefa que depende muito da cooperação da população. São medidas simples que podem evitar a disseminação do vírus e a procriação do mosquito”.

A 14ª Coordenadoria Regional de Saúde é quem repassa para o Setor das Vigilâncias, as datas para realização do LIRAa. Os Supervisores de Campo e Apoio da FUMSSAR realizam o sorteio dos imóveis por sistema informatizado. No último levantamento, foram sorteados 1.444 imóveis da cidade. Ao realizar as vistorias, caso os agentes encontrem larvas nas residências, são recolhidas amostras que vão para análise laboratorial. Após a análise, os dados são lançados no sistema que fornece o resultado final do índice. A partir dos resultados, é possível identificar as áreas prioritárias para medidas e ações estratégicas de controle e combate ao mosquito. No período epidemiológico registrado do início do ano, até quarta-feira (24), Santa Rosa teve 331 notificações do vírus, sendo 211 casos confirmados e 52 em investigação.

Skip to content