Governo Municipal, Bombeiros e Defesa Civil simulam plano de evacuação nas escolas municipais

O Governo Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura e em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil, está realizando nas escolas municipais de Santa Rosa, um simulado de evacuação em caso de incêndio e emergência. Nesta quarta-feira (05), a ação aconteceu na EMEI Criança Feliz, no bairro Cruzeiro. Esta atividade faz parte de um cronograma da secretaria e atende a previsão legal da Lei Estadual, nº 14.376, de 2013, que estabelece normas sobre Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndios, nas edificações e áreas de risco.

A manobra contou com aproximadamente 110 crianças, entre zero e quatro anos e 27 funcionários da escola. Estavam presentes, o efetivo do Corpo de Bombeiros, com duas viaturas e voluntários da Defesa Civil do Município. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, destaca que o objetivo é preparar e informar os profissionais e estudantes, de como proceder em caso de algum sinistro, “Este é um momento que nenhuma escola espera enfrentar, porém é muito importante que os profissionais tenham o conhecimento necessário para agir em situações de risco e que saibam realizar os primeiros socorros. Tudo isso, sempre prezando pela vida, que é o nosso bem mais precioso”.

Na oportunidade, foram simuladas ações, como: o acionamento do alarme e a evacuação das crianças em tempo hábil, para um local seguro. Este simulado foi programado e agendado com antecedência entre os envolvidos. A escola comunicou os pais dos alunos e a comunidade local.