III Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista é realizado em Santa Rosa

Nesta terça-feira (04), foi realizado o 3º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista em Santa Rosa. O evento ocorreu no auditório da Unijuí e foi organizado pela FUMSSAR, através do Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro Autista. A atividade aconteceu de forma híbrida, presencial e online e foi transmitido pelo canal da MacroTEA, na plataforma Youtube. Foram mais de 1.130 inscrições e o conteúdo já teve até o momento, quase 1.600 visualizações, com a representação de 08 estados e 74 municípios de todo o Brasil. Além disso, o seminário foi acompanhado por 360 pessoas presencialmente, lotação máxima do auditório da Unijuí – Campus Santa Rosa.

O evento contou com a participação de importantes autoridades. Participaram de forma online, o Deputado Estadual, Eduardo Loureiro, propositor da Lei 15.322/2019 que oportunizou um programa de atendimento integrado aos autistas do Rio Grande do Sul, a Secretária Adjunta de Saúdo do RS, Ana Costa e o Prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, que destacou a importância do seminário, “É uma alegria estar aqui pelo terceiro ano consecutivo, realizando a abertura deste evento que trata de um tema tão especial que é o autismo. Uma grande oportunidade para as pessoas aprenderem com a experiência de Santa Rosa, que vem trabalhando com uma equipe qualificada e que já é referência no Estado. Sempre esteve em nossas metas de governo, o atendimento integrado ao autista. Temos um longo caminho pela frente, mas tenho a certeza de que estamos no caminho certo, sempre pensando em o oferecer o melhor para a população”.

Durante a programação, foram tratados diversos temas com referência ao autismo. O neuropediatra Dr. Rudimar Riesgo, falou sobre: “Autismo: o que acontece na vida real – Abordagem neuropediátrica”. Além disso, também foram temas abordados: “Avaliação e protocolo no TEA”, com a psicóloga Dra. Mariliane Monteiro; “PTS no TEA”, com a psicóloga Beatriz Pletsch; “Intervenções Terapêuticas no TEA”, com a psicóloga Márcia Baiocchi Amaral e “O processo de inclusão e o TEA”, com a educadora especial, Dra. Vaneza Cauduro Peranzoni. O Centro Macrorregional em TEA Santa Rosa oferece retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico para as equipes de 79 municípios da macrorregião de saúde missioneira, por meio de matriciamento, nas áreas de saúde, educação e assistência social.