Assinatura Digital para empenhos é implementada na FUMSSAR

A partir do mês de dezembro os empenhos vão ser assinados digitalmente com o certificado digital ICP-Brasil.

Nesta semana, a gestão administrativa da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, apresentou através do servidor Dionisio Raquiel Nunes, a implementação de assinatura digital para notas de empenho. A partir do mês de dezembro os empenhos vão ser assinados digitalmente com o certificado digital ICP-Brasil. O certificado digital ICP-Brasil é uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meio eletrônico.

Antes de o processo da assinatura digital ser implementado, as notas de empenhos eram todas impressas, acarretando em pilhas de pastas e papéis. Com este novo processo vai ser possível otimizar o tempo e os recursos materiais, já que deixa de ser necessária a impressão de vários documentos. Além disso, a ferramenta agiliza o tempo de assinatura e envio da nota de empenho para os fornecedores e facilita a consulta, pois os arquivos vão estar disponíveis em arquivo digital. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destaca a importância de cada vez mais, os processos e serviços que antes eram totalmente físicos, serem agora digitais, “Esta nova ferramenta agiliza e transforma a burocracia do papel em um processo totalmente digital, seguro e rápido”.

Após a aprovação do processo de compra, o setor de contabilidade efetua o lançamento de todos os empenhos do dia e realiza a assinatura digital em um bloco, indicando que a próxima assinatura é do ordenador da despesa. Via sistema, o próximo a assinar recebe o bloco de empenhos, realiza a conferência das informações na tela e efetua a assinatura de várias notas de uma só vez, tudo de forma digital. Para o Diretor Administrativo da Fundação, Rogério Silva Santos, “Com esse processo da assinatura digital, as ações vão ser realizadas de forma mais organizada e rápida, trazendo resultados eficientes e com menos burocracia”. A próxima etapa do processo orçamentário também será digital, anexando as notas fiscais, contratos e demais documentos, no momento da liquidação. O mesmo ocorre após o pagamento do empenho, quando vai ser emitido o comprovante da transferência bancária e anexado ao empenho digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content