Retrospectiva Unidades Básicas de Saúde: Cruzeiro

Nesta quinta-feira (16), o Governo Municipal apresenta a retrospectiva da Unidade Básica de Saúde de Cruzeiro. Inaugurado em 1994, o serviço faz parte da Rede de Atenção Básica do município, composta por 18 UBS’s que prestam o atendimento de saúde pela FUMSSAR. A equipe que atua na unidade realizou em 2022, mais de 76 mil procedimentos. Um dos destaques do ano, foi a entrega da obra de revitalização da sala de vacina, que recebeu melhorias na infraestrutura. Além disso, diversas atividades aconteceram durante o ano, como palestras educativas, grupo de ginástica, grupo de chá do aleitamento materno e as ações do PSE – Programa Saúde na Escola.

De janeiro a dezembro foram realizados 76.831 procedimentos pela equipe multiprofissional, incluindo: vacinas, visitas domiciliares e os atendimentos da Farmácia Distrital. A Coordenadora da UBS Cruzeiro, Márcia Gislaine Fernandes Zalamena, destacou o trabalho realizado pela equipe, “Tivemos um ano de muitos desafios, mas com o esforço e empenho de todos os profissionais, conseguimos desenvolver ações de conscientização e promoção da saúde. Nosso objetivo é continuar oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade para os usuários da nossa unidade”.

A UBS Cruzeiro é responsável por prestar o atendimento de saúde para 5. 144 pessoas. Fazem parte da área de abrangência da unidade, os moradores das seguintes localidades: Bairro Cruzeiro (centro), Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Bomba, Vila Nova Esperança, Loteamento América, Loteamento Atena 01, Loteamento Atena 02 e Loteamento More Bem. Para o ano de 2023, já estão programadas diversas ações e eventos de promoção à saúde, como: Encontro de Mulheres de Talento em Cruzeiro; Reunião de Comunidade, Palestra no Clube dos Idosos, Palestras do Outubro Rosa / Novembro Azul e o fortalecimento dos Grupos de ginástica, de fono e do Chá do Aleitamento Materno. Além disso, outro grande projeto está em andamento. A instalação na unidade, de um Posto de Apoio e Captação de Leite Materno, uma parceria que está sendo alinhada junto com o Hospital Vida & Saúde.