Retrospectiva Secretarias Municipais: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia

Santa Rosa vive um importante momento no cenário econômico. O resultado é reflexo direto da atuação das ações da  Prefeitura. Um dos destaques fica para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, que tem como objetivo viabilizar novos negócios, impulsionar os já existentes, criar leis de incentivo e facilidades para atrair investimentos e firmar parcerias.

Em 2022, Santa Rosa teve uma significativa expansão com o estabelecimento de novos negócios. Muitas destas empresas, estão estabelecidas nos Distritos: Ulrich Maske e Felipe Straich, que receberam diversos investimentos. O Distrito Ulrich Maske, conhecido como Distrito Multissetorial, passou por obras de ampliação e melhorias no acesso, com os serviços de pavimentação asfáltica. Assim que concluídas as obras na infraestrutura, 08 lotes vão ser disponibilizados para empresas que tenham interesse de se instalar no distrito.  Outra novidade, é a instalação de um restaurante para atender os mais de 100 trabalhadores que atuam no local. Já no Distrito Felipe Straich, um grande projeto de ampliação está em andamento. Foram licitadas as obras para melhorias na infraestrutura, com abertura de ruas, pavimentação asfáltica, entre outros serviços. Vão ser disponibilizados, 29 lotes para a instalação de futuras indústrias em Santa Rosa. Também foi reajustado o projeto e a matrícula de mais um Distrito Industrial, este no Lajeado Capim, que já tem conclusão com elaboração de lei de concessão prevista para 2023.

Outro grande destaque do ano que passou, foram os avanços realizados na Sala do Empreendedor. De janeiro a dezembro, aconteceram mais de 6 mil atendimentos aos empreendedores. Para melhorar o ambiente de negócios, a equipe da Secretaria atuou na revisão da Lei das Micro e Pequenas Empresas, com o objetivo de desburocratizar o processo de registro. A nova legislação eliminou vários procedimentos administrativos e incorporou na legislação municipal, os princípios da Lei de Liberdade Econômica Federal.

Outra ação realizada pela secretaria, através do Programa Desenvolver, foi a liberação de um crédito no valor de R$ 1.201.426,74 para empresas do município. Além disso, em parceria com a instituição de Ensino FEMA, a prefeitura passou a disponibilizar para as MEIs e Mês, com faturamento de até R$ 150 mil ao ano, os serviços de apoio contábil, empresarial, administrativa e jurídica extrajudicial. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, ressalta que Santa Rosa tem se destacado como uma cidade com um ecossistema empreendedor, “Hoje a nossa cidade acolhe e empreende. Avançamos muito no desenvolvimento do município e o cenário é positivo para seguirmos crescendo”.

No decorrer de 2022, foram realizadas atividades de qualificação profissional, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e o SENAI. Outro destaque, é a Rota das flores. Um projeto de embelezamento da Av. América, com diversas melhorias, como: instalação da ciclovia na área central, bancos para descanso ao longo de toda a extensão da avenida, plantio de flores e a instalação de um point selfie. Para esse ano, diversas ações já estão em andamento com objetivo de que Santa Rosa siga em pleno desenvolvimento.