Comitê Intersetorial de Controle da Dengue se reúne para o combate ao Aedes Aegypti

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, por meio da Vigilância Ambiental, realizou na manhã desta quinta-feira (17), uma reunião com o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue. Participaram da reunião do Comitê, a FUMSSAR, a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, o 19º RcMec, o Conselho Municipal de Saúde e o Hospital Vida & Saúde. Na oportunidade, a FUMSSAR apresentou dados sobre a Dengue no município e relatou as ações que vêm sendo realizadas para combater a doença. Além disso, a reunião serviu para promover estratégias de combate ao Aedes Aegypti.

Nas últimas semanas, aumentaram significativamente os casos notificados/suspeitos de Dengue na região. O verão oferece uma condição propícia para o aumento da proliferação de focos, por isso, nessa época, são intensificadas as ações de conscientização, prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya. Até esta quarta-feira (16), o município contava com 93 casos da doença, sendo 81 ainda em investigação, 02 confirmados e 10 descartados. Os Agentes de Combate às Endemias têm realizado vistorias semanais nas residências. Na varredura, os imóveis são vistoriados em busca de larvas do Aedes Aegypti. Caso os agentes encontrem focos do mosquito, o mesmo é eliminado na hora e o morador é notificado. Se o foco estiver localizado em piscinas, caixas d’água entre outros, o morador tem o prazo de 5 dias para realizar a limpeza e eliminação das larvas. Terminado o prazo, os agentes retornam ao local para fazer uma nova vistoria, caso o problema não tenha sido solucionado pelo morador, o mesmo é autuado pela FUMSSAR.

Também estão sendo realizadas ações nas escolas, nos supermercados e nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde. O Gerente das Vigilâncias, Jairo Beal ressaltou que um dos fatores mais importante no combate à dengue é a colaboração da população, que não deve abandonar alguns cuidados como: não deixar água parada, cobrir as caixas d’água, manter o lixo fechado, cuidar de piscinas e ralos dentro de casa, limpar as calhas e telhados, utilizar areia nos vasos de plantas e sempre deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo, “Não tem como fugir dos cuidados que a população já conhece e que são muito necessários no combate à dengue. O morador é fator importante neste processo de controle e prevenção da doença e precisamos que cada um faça sua parte para frearmos o número de casos em Santa Rosa”. A FUMSSAR reforça também que caso sejam observados sintomas da doença, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde de referência. Se houver algum sintoma grave, o mesmo deve dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).