Janeiro Branco: Prefeitura promove programação diversificada para conscientizar sobre saúde mental

O mês de janeiro é marcado pela campanha nacional Janeiro Branco. A intenção é chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas à saúde mental e emocional. Em Santa Rosa, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Fumssar preparou uma agenda intensa de atividades que reforçam o cuidado integral e a inclusão social dos usuários. Segundo a psicóloga e gerente da RAPS, Flávia Albuquerque, “Temos aqui em Santa Rosa um projeto chamado ‘Saúde Mental de Janeiro a Janeiro’. Nosso objetivo é que as ações não fiquem restritas apenas a este mês, mas que possamos cuidar da saúde mental das pessoas durante todo o ano e de forma integral”.
Programação une arte, esporte e lazer:
A programação deste ano foi pensada para ir além do consultório, utilizando práticas que promovem o bem-estar físico e a expressão criativa. Entre as ações realizadas com os usuários dos serviços de saúde mental, destacam-se:
* Oficinas de Fotografia: Estimulando novos olhares sobre o cotidiano.
* Infância em Foco: Grupos para crianças com brincadeiras de roda.
* Práticas Integrativas (PICS): Atividades de dança circular, promovendo conexão e movimento.
* Esporte e Vida: Partidas de Beach Tênis, vôlei de areia e atividades em academia.
* Pedal do janeiro branco: passeio ciclístico com a participação da sociedade alertando para os cuidados em saúde mental e a importância da prática de atividade física para o corpo e a mente.
Ampliação do Acesso: Atendimento Noturno:
Com o objetivo de acolher aqueles que não conseguem buscar ajuda no horário comercial, a RAPS implementou o atendimento por livre demanda à noite nos centros CAPS Novo Rumo e CAPS AD Movimento. A iniciativa visa garantir que ninguém fique sem suporte em momentos de sofrimento mental por limitações de horário.
Mostra de Artes e Música no Centro Cultural. Um dos pontos altos da programação ocorre no dia 28 de janeiro, no Centro Cultural de Santa Rosa. A “Mostra de Artes e Saúde Mental” apresentará trabalhos artísticos produzidos pelos usuários dos CAPS, além de uma apresentação especial do grupo de música Tudo Aberto. O evento é aberto à comunidade, servindo como um espaço de reflexão, combate ao estigma e celebração do cuidado.
