Obras do Plano de Mobilidade avançam no Centro de Santa Rosa

Quem trafega pela Avenida Expedicionário Weber percebe o ritmo intenso das obras no coração de Santa Rosa. A primeira etapa do Plano de Mobilidade Urbana está avançando rapidamente e já transforma uma das principais vias do município, com intervenções que prometem melhorar significativamente o trânsito da cidade. Atualmente, equipes atuam na implementação de duas grandes rótulas: uma na entrada da Vila Flores/Balneária (Rua José Bonifácio), que permitirá o acesso tanto para motoristas vindos do Centro quanto do bairro Cruzeiro; e outra atrás do Posto Schneider, na Rua Osmar Trommenschlager (que está interditada em função das obras), em frente ao portão de armas do 19º RC Mec.
As obras também seguem em ritmo acelerado na Travessa Expedicionário Izidro Leal, com escavação e estruturação da base para a pavimentação asfáltica, construção de passeio público e instalação da nova cerca. A previsão é que até o final deste mês o asfalto esteja concluído nesse trecho. Na Rua Nova, localizada nos fundos da Janeco e Sul Cores, seguem os serviços de aterro, compactação do solo e drenagem. A nova via irá criar uma conexão estratégica com a Avenida Rio Branco, contribuindo diretamente para a fluidez do tráfego local.
Com investimentos superiores a R$ 12 milhões, provenientes de recursos próprios da Prefeitura, todos os trechos contratados já receberam algum tipo de intervenção. O Prefeito Anderson Mantei destaca a relevância da iniciativa, “Estamos realizando o maior investimento em mobilidade urbana da história de Santa Rosa. É um trabalho técnico, planejado, que já começa a impactar positivamente o dia a dia da população. A cidade está se preparando para o futuro com responsabilidade e visão de desenvolvimento”.
O projeto, elaborado com base em estudos técnicos da Fundatec, prevê melhorias estruturais para modernizar o tráfego urbano e ampliar a mobilidade com segurança e acessibilidade. A previsão de conclusão da primeira etapa do Plano de Mobilidade Urbana é maio de 2026.