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Retrospectivas 2024 Escolas Municipais: EMEF Princesa Isabel – Escola do Campo

A EMEF Princesa Isabel – Escola do Campo, localizada em Candeia Baixa, interior de Santa Rosa, completou 87 anos de história em 2024. Fundada em abril de 1937, a escola tem se consolidado como um pilar fundamental no desenvolvimento da educação no campo, atuando com metodologias inovadoras e buscando sempre integrar as necessidades da comunidade rural ao processo de aprendizagem. No ano que passou, a equipe da instituição de ensino deu continuidade em diversas ações, como o Projeto de Agricultura Familiar – Desenvolvimento Sustentável, o Projeto de Cooperativismo na Escola – Cooperluz, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) com o SEBRAE, e o Programa Karatê Para Todos. Além disso, a escola realizou eventos culturais como a Feira do Conhecimento, Musicanto vai à Escola, Festa Junina, e a Festa da Família, todos com grande participação da comunidade.

A grande novidade de 2024 foi a conquista do turno integral para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, um avanço significativo para a EMEF Princesa Isabel. Para a diretora da escola, Solange Maria Soares, ofertar esse atendimento ampliado é muito importante para os alunos e as famílias, “Somos referência em qualidade educacional no campo, priorizando a permanência dos estudantes em suas localidades de origem e preparando cada um deles para a vida adulta com uma educação atualizada e conectada com as novas tecnologias”.

Atualmente, a escola Princesa Isabel possui 99 alunos matriculados (62 meninos e 37 meninas), em turmas da pré-escola ao 9º ano. A EMEF possui sala de recursos e atendimento especializado para 5 alunos inclusos. Outro marco importante de 2024 foi a participação da instituição na 1ª edição dos Jogos do Campo, uma competição que reuniu todas as escolas da área rural. A Secretária de Educação, Josyane Heck, também destacou o importante papel das Escolas do Campo no desenvolvimento integral dos alunos e na valorização da educação rural, “As Escolas do Campo são essenciais para fortalecer a identidade dos nossos estudantes e garantir que eles tenham uma formação sólida, alinhada com as necessidades do campo e suas comunidades”.

Para 2025, a direção irá dar continuidade aos projetos pedagógicos que incentivam o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades.

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