Projeto Prefeitura Digital tem mais avanços
São mais de 300 serviços online que facilitam o acesso aos serviços para a população

Através das estruturações dos processos e da desburocratização dos serviços, o projeto Prefeitura Digital possibilitou diversas melhorias para a população. Definido no Planejamento Estratégico, o objetivo do Governo Municipal é modernizar e facilitar o atendimento para os cidadãos. Para que as mudanças ocorram, várias secretarias trabalham em conjunto. Uma das novidades deste mês é que todo pagamento realizado por PIX, permite que a Certidão Negativa seja emitida de imediato, não necessitando aguardar 1 dia ou mais para ter o documento em mãos.
O PIX é uma forma de pagamento que vem sendo utilizada cada vez com mais frequência na Prefeitura. Desde o final do mês de julho de 2022, todas as guias de recolhimento saem com o QR Code, o que facilita o processo da quitação de taxas e tributos. A Secretária de Administração, Ivane Simionato Antunes, destaca que o PIX permite baixa instantânea do pagamento efetuado e com a vantagem de que o procedimento possa ser feito de casa, do escritório ou de qualquer lugar com acesso à internet, “Essa inovação não apenas moderniza o sistema de pagamentos, mas também assegura maior agilidade e segurança nas transações, uma vez que os pagamentos são devidamente registrados e identificados, prevenindo qualquer tipo de erro”.
Os dados das movimentações por PIX estão sendo acompanhados pela Gestão e a evolução é consistente, tanto nos valores arrecadados como na quantidade de operações realizadas pela ferramenta. Para Ademir Rosa, Secretário de Governança e Gestão, a ferramenta implementada vem se modernizando e facilita muito o acesso ao contribuinte, além de agilizar vários trabalhos no setor de arrecadação, “Estamos sempre trabalhando para melhorar a vida do cidadão e otimizar o tempo dos servidores. Hoje os munícipes tem à disposição 310 serviços de forma online, sem precisar vir presencialmente na Prefeitura”.
Em 2024, em Santa Rosa, foram contabilizadas 51.589 transações no sistema. Destas, 11.900 foram através do PIX, o que corresponde a 23,07% do total das transações. Nos primeiros meses após o lançamento do serviço, esse percentual era de pouco mais de 3%.