Ações do Programa Saúde na Escola são realizadas pela FUMSSAR

Alimentação saudável, higiene bucal e saúde ocular são alguns dos temas tratados nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A equipe multiprofissional da UBS Júlio de Oliveira, composta por: enfermeiro, psicólogo, nutricionista, dentista, auxiliar de saúde bucal, educador físico e farmacêutico, esteve esta semana na EMEF Pedro Speroni, onde foram realizadas diversas atividades. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola – PSE, promovido pela Fundação de Saúde de Santa Rosa.

Na oportunidade, os estudantes receberam dicas de cuidados com a higiene pessoal que representam um conjunto de hábitos para cuidar da saúde, além de evitar e prevenir doenças. A Coordenadora da UBS Júlio de Oliveira, Lenita Dalcin, ressaltou a importância da parceria UBS e escola, na promoção de saúde dos alunos, “Essas ações reforçam os cuidados que já abordamos na UBS e contribuem para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes”.

Os profissionais realizaram avaliação antropométrica com os estudantes (pesagem e medição da estatura), para posteriormente, fazer uma avaliação nutricional. Uma palestra também foi realizada sobre higiene bucal, com dicas para prevenir a cárie, formas de escovação e uso correto do fio dental. Além disso, os alunos passaram por um exame individual e os casos em que havia necessidade de uma intervenção odontológica, foram encaminhados para o posto de saúde. Outra importante avaliação foi o exame ocular, a fim de analisar a saúde dos olhos através do teste de acuidade visual. Os jovens que apresentaram alguma alteração, foram encaminhados para o médico especialista, o oftalmologista, para uma consulta.

Skip to content