Choveu 230 mm nas últimas 10 horas em Santa Rosa

Na última quinta-feira (02), choveu 230 mm em apenas 10 horas no município. Em função disso, cerca de 140 casas foram atingidas e muitos moradores tiveram que ser retirados de suas casas. Equipes da Prefeitura e Defesa Civil realizaram uma força tarefa e vem atuando em diversas frentes para ajudar os atingidos. Na manhã dessa sexta-feira (03), o vice-prefeito Aldemir Ulrich reuniu a equipe de trabalho para dar andamento nas ações e também para encaminhar decreto de situação de emergência para Santa Rosa.

Todas as secretarias estão priorizando as ações para resolver o quanto antes os diversos problemas ocasionados pelas enchentes. Mais de 500 pessoas foram atingidas. Muitas foram para casa de familiares, e cerca de 50 pessoas estão no Ginásio Liminha. Além do intenso volume de chuva, outro fator causou preocupação. Um grande trabalho foi realizado, desde a tarde de ontem, até às 22 horas, para evitar o rompimento do lago da sede campestre do Cisne. As equipes conseguiram através da desobstrução dos canos e de novas valas criar alternativas para diminuir a pressão da água. Hoje, às 05h da manhã, profissionais já retornaram ao local para dar continuidade aos serviços e prosseguir baixando o nível do lago. O vice-prefeito destacou as ações que estão sendo realizadas, “Nós temos que manter nosso trabalho priorizando as vidas. Vamos seguir atuando para reduzir a vazão de água no lago e assim, possibilitar que as pessoas possam voltar para casa e também dar todo o auxílio para as famílias que foram atingidas”.

Na Unidade Central de Atendimento Municipal – UCAM, uma equipe está disponibilizando refeições para as famílias que precisam de assistência. No local, também fica localizado o Banco do Vestuário, onde podem ser retiradas roupas e agasalhos. Foi estabelecido um ponto central para doações no município. Estão sendo arrecadados no Salão Paroquial da Igreja Matriz, materiais para ajudar as vítimas das chuvas. Podem ser doados: roupas, móveis, alimentos não perecíveis, água, roupas de cama, produtos de higiene e produtos de limpeza. As famílias que necessitarem de roupas e calçados podem ir até o salão retirar os itens que necessitam.

A Secretaria de Educação e Cultura informou que estão suspensas as aulas em 3 escolas do interior: EMEF Princesa Isabel, EMEF 15 de Novembro e EMEF São José. Na área urbana, a EMEI Mundo da Criança (Auxiliadora) está fechada. Todas as UBSs funcionam normalmente. As pessoas que necessitarem de auxílio podem entrar em contato pelo telefone: (55) 3511-5110 (Desenvolvimento Social).

Skip to content