Monumentos

Fotos

Monumento Marco Oficial – Fundação da Vila 14 de Julho

Pedra de 0,15m de altura que  simboliza o início da demarcação de terras pelos engenheiros agrimensores do governo estadual. Possui a inscrição IBGE – RN – Protegido por Lei.

Está localizado no pátio interno do Colégio Santa Rosa de Lima.

Monumento - Busto em Homenagem a Eduardo Meneghel

Busto em homenagem ao professor, diretor, inspetor de escolas e vereador do município de Santa Rosa, Eduardo Meneghel, avô paterno de Xuxa. O mesmo foi inaugurado em 12/04/202, com a presença da família Meneghel: Luz, Alda, Xuxa, Sasha, familiares, autoridades e população em geral.

Monumento Cristóvão Colombo

Estátua de bronze, tamanho grande, inaugurada em 1925, em homenagem ao genovês Cristóvão Colombo, descobridor da América, para lembrar os 5 anos da imigração italiana no Brasil. O monumento foi construído na Itália e pago pelos moradores da Vila 14 de Julho, através de campanha.

Monumento à Mãe

Em homenagem às mães. Trabalho do escultor Olindo Donadel, a pedido do Núcleo dos Viajantes de Santa Rosa. A inauguração aconteceu em 01/10/1973.

Localização: Praça da Bandeira.

Monumento ao soldado

Homenagem de Santa Rosa ao Expedicionário, na pessoa do Cabo da FEB Norberto Weber, santarosense. Morreu no campo de batalha na Itália em 16/04/1945. O monumento foi inaugurado em 07/09/1947, com a presença de familiares e autoridades.

Localização: Praça da Bandeira.

Monumento do Esporte – Homenagem a Cláudio Taffarel

Estátua de ferro, em homenagem ao filho de Santa Rosa, Cláudio Taffarel em memória a conquista do Tetra campeonato mundial de futebol masculino na Copa do Mundo de 1994 nos EUA.

Monumento Busto em Homenagem a José Bonifácio de Andrade e Silva

Na Praça da Independência, construída no ano do centenário da Ind. Do Brasil – 1822-1922 – busto em homenagem ao precursor da independência, José Bonifácio. Este foi o primeiro monumento erguido na Vila 14 de Julho, em 1922.

Monumento - Molde das mãos de Xuxa e Sasha

Molde em concreto onde estão gravadas, marcadas as mãos de Xuxa e sua filha Sasha. Em forma de uma placa ao lado do monumento em homenagem a Eduardo Meneghel. Em frente ao pavilhão 12, no Parque Municipal de Exposições.

Localização: Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson.

Monumento à Bíblia

No segundo domingo do mês de dezembro é comemorado o Dia da Bíblia. O monumento em homenagem à Bíblia, uma construção das Igrejas Evangélicas do Município e localizado na Praça da Independência, foi restaurado e modernizado, reinaugurado em 09/12/2012.

Busto José Rigo

Busto em homenagem a José Rigo, conhecido dentista de Santa Rosa.

Localização: Rótula Acisap.

Portal da Paz

Jesus formato de uma porta aberta, saindo uma pomba branca, o símbolo da paz. Paz pregada pelo pároco (1º) padre Thiago Luiz Kreutz, em cuja homenagem foi erguido o monumento. O monumento foi erguido no ano do centenário de nascimento de Thiago Luiz Kreutz 1905-2005.

Localização: Rótula do Liminha.

Monumento da Soja

O mesmo foi edificado no ano de 2008, em comemoração a 17ª Fenasoja. Através da Comissão de Cultura da Feira. Localiza-se na estrada utilizada pelo pastor introdutor da soja, Alberto Lehenbauer, 2 membros da União Colonial, estrada que pode ser considerada “O Caminha da Soja”.

Localização: ERS 307, Linha 15 de Novembro.

Monumento ao Trabalho Voluntariado

O trabalho voluntário é uma grande característica dos grupos que assumem a coordenação das Festas da Soja. Por ocasião da comemoração dos 40 anos da Fenasoja, a construção do monumento. O material empregado foi: ferro, tijolo e pedras coloridas. A obra é da artista Olga Liberalli, financiado pela Fenasoja, para a 16ª Fenasoja, em 2006.

Localização: Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson.

Monumento - Obelisco

O obelisco retrata a história do município: como imigração, gaúchos e festas do nosso município, bem como culturas aqui desenvolvidas.

Localização: Rótula do Parque de Exposições.

Escultura Francisco de Assis

Pátio Interno do Colégio Liminha.

Canhão do Exército

Viatura blindada doada ao município pelo 149 RCMec – Regimento San Martin – Regimento de Cavalaria Mecanizada – Em fevereiro de 1989 – Ministério de Defesa Exército Brasileiro.

Localização: Avenida Rio Branco – Praça 10 de Agosto.

Skip to content