Museus e Memoriais

Fotos

Museu da Xuxa - Memorial da Xuxa

Localizada na cidade baixa.

Casa onde Xuxa morou nos primeiros anos de vida. Adquirida pela Prefeitura Municipal em 2002. Restaurada como memorial em abril de 2002, por ocasião da 14ª Fenasoja. Na mesma encontram-se fotos, documentos e objetivos usados por Xuxa. Também foi desenvolvido o Projeto: “Mural em Parede no Reino Encantado da Xuxa”, no muro ao lado da casa. A história da “Rainha dos Baixinhos” e seus personagens infantis como o castelo, os duendes na mata ao lado direito do castelo, a nave que chega trazendo ela, e os personagens da coleção da revista em quadrinhos, que são Churumelo, Praga, Dino e o Cachorro Tchutchucão. Também do outro lado da rua, no canteiro central, foi construído um calçadão e erguidas duas pequenas naves, para tornar o local mais encantado.

Museu da Soja – Memorial da Soja

Localização: Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson.

Localiza-se na 2ª quadra do parque. Prédio construído pelo Banco do Brasil. Sua lei de criação é de abril de 2002, foi inaugurado por ocasião da 14ª Fenasoja. Possui acervo histórico das 1ªs igrejas de Santa Rosa (porque a soja foi introduzida por um pastor que também foi o fundador da 1ª Igreja da Vila 14 de Julho). Peças dos membros da União Estadual, galpão com peças agrícolas e a sala das Festas da Soja.

Museu municipal

Antiga Estação Férrea – Praça João Goulart.

A lei de criação é de 1997. Foi inaugurado em 08/2003. Possui acervo de peças, fotos e documentos. O museu histórico está dividido em 09 salas e 03 banheiros. O prédio é do ano de 1940.

Memorial do Musicanto

Parque Municipal de Exposições – Alfredo Leandro Carlson.

Rua da Xuxa

Av. Rio Grande do Sul, cidade baixa.

A Rua da Xuxa compreende várias quadras a partir da Praça da Independência, do Pórtico a ela dedicado. A partir da década de 20, do século XX, familiares de Eduardo Meneghel localizaram-se nesta rua. Antônio Maliska, casado com irmã de E. Meneghel, seus filhos, mais tarde, Eduardo Meneghel e filhos, mais precisamente, na quadra nº 12 da Rua Rio Grande do Sul. Maria da Graça Xuxa Meneghel brincava nesta rua empoeirada, na década de 60. trepava em árvores. Passeava pela rua, chega nas casas comerciais, e brincava no prédio do Círculo Operário, onde sua mãe ensinava artesanato, corte e costura e pintura em geral.

Museu do Quartel

Apresenta a evolução de atividades realizadas pelo Exército Brasileiro, em especial, desde a criação do regimento em Santa Rosa, no ano de 1942. Destaque aos pracinhas, o acervo da II Guerra Mundial, e uma biblioteca como espaço cultural.

Localização: 19º RCMEC – Av. Expedicionário Weber.

Skip to content