Recursos Naturais

Fotos

Árvore lunar

A Apolo XIV levou dos Estados Unidos dezenas de sementes de Sequóias, as quais foram enterradas em solo lunar. Após voltarem da lua as sementes germinadas foram distribuídas para os consulados dos países amigos dos EUA. Para o Brasil vieram 03 arvorezinhas. Uma foi plantada na Embaixada em Brasília, outra no Rio de Janeiro e a terceira veio para Santa Rosa. Na ocasião estava ocorrendo a V Fenasoja, que teve a visita do então Presidente da República José Figueiredo.

Por influência de agrônomos e de alguns santarosenses esta planta chegou a Santa Rosa.

Localização: Parque de Municipal de Exposições na Rua Benvenuto de Conti.

Cascata do rio Santo Cristo

Localiza-se a 11 km da cidade. A queda dágua com 15 metros e altura em forma de ferradura. Local de rara beleza, com furnas, rochas e vegetação natural.

A área próxima que estava livre, está sendo ocupada por casas e cercas. Não existe caminho adequado para a chegada à cascata. A chuva e erosão desgastaram a picada. Não existe nenhuma infra-estrutura, como banheiros ou local para camping.

Cascata do Rio Santa Rosa

O acesso a cascata é possível apenas atravessando o rio (ponte), ingressando no Município de Três de Maio. Nas proximidades, em Mun. Santa Rosa, existe um espaço entre a vegetação, que proporciona espaço para a construção de um mirante, com acesso bem frontal a cascata. Área de grande beleza natural dominada pela queda dágua de 20 metros. Em anos passados havia estrutura para camping e churrasqueiras. Inexiste atualmente. Nenhuma estrutura de banheiros.

Localização: Usina da CEEE – BR 472 – via Três de Maio.

Cascata do Boa Vista

A cascata do Rio Boa Vista ou Amandaú é um local bom para banho. Jovens especialmente aproveitam o local. Grupos acampam ao redor para retiros e recreação, porém não apresenta acesso com veículo e o caminho para pedestres está destruído. Não tem nenhuma infraestrutura como luz elétrica e banheiros.

Localização: Linha 15 de Novembro – Santa Rosa

Cascata da Água Santa – Fonte Natural

Localizada a cerca de 18 km do Centro de Santa Rosa.
Situa-se bem próximo a cascata do Rio Santa Rosa.

Local acidentado, gramados e vegetação natural. Um arroio de água fria corre entre as rochas. Na margem oposta uma fonte de água límpida, aparentemente com características minerais. Junto a fonte há um pequeno santuário que empresta o nome ao lugar.

Corte grande

O corte grande surgiu na década de 30, do século XX, por ocasião da construção da estrada do trem, que vinha (trajeto) de Giruá a Santa Rosa. Devido a altitude em relação ao mar, o ponto mais elevado do município de Santa Rosa, foi dinamitado um trajeto entre as rochas existente. A vegetação de cactos e outros arbustos o local aprazível e especialmente diferente.

Localização: Lajeado Reginaldo.

Skip to content